Afinal, após a morte os mortos estão dormindo ou estão conscientes?



Você Pergunta: Sempre tive essa dúvida se quando morremos ficamos dormindo até que chegue o dia do juízo final ou se ficamos acordados e conscientes. Alguns textos da Bíblia falam que ficamos dormindo, mas outros parecem mostrar que ficamos conscientes. Mas, afinal, os mortos estão dormindo ou estão conscientes?
Cara leitora, essa questão é bem interessante e não é tão difícil de respondermos. Veremos que é mais uma questão de interpretar corretamente os textos bíblicos dentro de seus respectivos contextos do que algo obscuro que a Bíblia não nos revela.

A Bíblia diz que os mortos estão dormindo?

(1) É bem interessante notar que alguns textos usados por aqueles que afirmam que ficamos dormindo após a morte são usados isoladamente sem a interpretação correta de seu contexto. Vejamos um deles: “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu…” (João 11:11). Observe que Jesus afirma que Lázaro “adormeceu”. Jesus estava falando que a alma do morto Lázaro estava dormindo? Evidentemente que não! O próprio Jesus esclarece logo a frente, em João 11:14: “Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu”. Outro texto também muito usado para embasar o sono da alma, é 1 Tessalonicenses 4:13: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.”. Paulo está falando nesse texto que as almas dos parentes daquelas pessoas estavam dormindo? Também não. Note o contraste que Paulo faz com a palavra “vivo” no verso 17. O foco de Paulo aqui é a morte física e como ela não é o fim de nossa vida.
(2) A Bíblia usa muitas palavras diferentes para descrever a morte. Por exemplo: adormeceu (João 11:11; Atos 13:36). A pessoa dormindo tem a mesma postura de uma pessoa morta, fica deitada. Outra palavra: Dormir (Daniel 12:2; 1 Tessalonicenses 4:13). A pessoa morta parece uma pessoa dormindo. Mais uma: Sono (Jeremias 51:39). São palavras mais “amenas”, e até poéticas, usadas para lidar com mais tranquilidade com esse duro momento para o ser humano. Em nenhuma dessas passagens bíblicas há embasamento que apoie o pensamento de que os mortos estão dormindo.

(1) Sim, a Bíblia diz isso claramente. Paulo diz em 2 Coríntios 5:8: “Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor”. Como Paulo poderia encontrar-se com o Senhor e habitar com Ele depois de sua morte se estaria dormindo?
(2) Quando Jesus e alguns discípulos sobem ao monte e acontece a transfiguração de Jesus, vemos algo interessante: “E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele” (Mateus 17:3). Como Moisés e Elias poderiam falar com Jesus se a alma deles estava dormindo o sono da alma? Alguns afirmam que Elias não passou pela morte (isso é verdade), mas Moisés não só morreu como foi sepultado pelo próprio Deus (Deuteronômio 34:5-7).
(3) Na parábola do rico e Lázaro (Lucas 16:19-31) Jesus usa como pano de fundo de Sua parábola mortos que estavam conscientes tanto no céu quando no inferno, que dialogavam e, inclusive, interagiam com outro que já tinha morrido há muito tempo (Abraão). Será que Jesus usaria uma mentira como parábola? Se os mortos ficam dormindo após a morte, então, Jesus mentiu nessa parábola.
(4) Mais incrível ainda é ver o que Apocalipse 6:9-10 diz: “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”. Observe que esses mortos citados estavam clamando a Deus por justiça, pois foram mortos por perseguição religiosa. Como alguém que está dormindo (e, portanto, inconsciente) pode clamar a Deus?
(5) Assim, creio que está evidente na Palavra de Deus que há certa consciência daqueles que morreram onde quer que estejam. Apesar de a Bíblia não nos dar grandes detalhes de como isso funciona na prática, não podemos negar que a Bíblia deixa claro que não existe essa questão de a alma ficar dormindo após a morte. Existe consciência e isso está provado pelos textos bíblicos.

Fonte:

Share on Google Plus

Sobre David Primo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial