Telescópio da NASA flagra imagem da “mão de Deus” no espaço, após explosão de estrela


“A Mão de Deus”. É dessa forma que ficou conhecida a imagem de uma nuvem de partículas e radiação divulgada pela NASA na última semana. A “foto” foi feita pelo Telescópio Nuclear Espectroscópico (NuSTAR).
A explosão de uma estrela situada a 17 mil anos-luz da Terra formou a estrutura que foi detectada pelo telescópio. O formato da estrutura lembra uma mão, o que logo rendeu o apelido de “mão de Deus”.
“Nós não sabemos se a forma de mão é uma ilusão de ótica […] Com o NuSTAR, a mão se parece mais com um punho, que está nos dando algumas pistas”, afirmou Hongjun An, porta-voz da Universidade McGill, em Montreal.
A impressão de que a explosão de uma supernova teria gerado uma estrutura com formato de uma “mão” no espaço é um bom exemplo do fenômeno chamado de pareidolia, uma reação psicológica que faz as pessoas associarem imagens alheias a rostos e objetos com traços familiares.
Segundo o jornal O Globo, a imagem da “mão de Deus” apresenta as consequências das explosões chamadas de supernovas, que são iniciadas por estrelas com mais de dez vezes a massa do Sol.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial