Orar pelos animais, pode segundo a Bíblia?




Você Pergunta: Eu tenho um cachorrinho de 10 anos de idade. Ele é como se fosse um membro de nossa família, todos o amam muito. Esses dias atrás ele ficou muito doente, com uma doença bem grave, precisamos até levar ele ao veterinário. Em uma reunião da igreja que fui, pedi oração pelo meu cachorro, rogando a Deus que o curasse daquela doença. Depois da reunião fui repreendido por um irmão da igreja, dizendo que orar por animais não é algo correto, que só podemos orar por pessoas, pois na Bíblia nunca ninguém orou por animais. Fiquei confuso quanto a isso, pode me explicar isso biblicamente?
Caro leitor, bastante interessante essa pergunta. Confesso que nunca tinha pensado nessa questão da oração por animais. Mas vamos fazer uma análise bíblica para tentarmos achar uma resposta correta a essa questão.

Orar pelos animais, pode segundo a Bíblia?

(1) A Bíblia nos ensina que os animais foram criados por Deus, inclusive aqueles animais que são domésticos (Gênesis 1:25). Ao homem foi dado domínio sobre esses animais, o que significa que caberia ao homem zelar por essa criação de Deus e se servir dela (Gênesis 1:26). O homem, portanto, tem um papel de ser um zelador da natureza, cuidar e se servir dela para sua própria bênção.
(2) Realmente não encontramos na Bíblia nenhuma citação ou exemplo orientando que façamos oração por um animal, mas, ao mesmo tempo, não encontramos também nenhuma citação proibindo tal prática de forma especifica. Se a Bíblia não proíbe algo de forma específica nós não podemos proibir. Assim, cabe a nós verificarmos outros princípios que possam nos nortear, a fim de que tenhamos uma visão correta sobre essa questão.
(3) Um texto que me parece resolver bem essa questão é Provérbios 12:10, que diz: “O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel”. Esse texto nos ensina de forma bem objetiva a respeito do cuidado que o justo dispensa aos animais, tratando-os com zelo. E, da mesma forma, mostra que aquele que não zela pela vida dos animais é perverso e age com crueldade.
(4) Nesse contexto, não vejo problema nenhum em orar para que Deus cuide, por exemplo, da doença de um animalzinho, ou de outra necessidade específica dele. Parece-me ser totalmente bom e correto esse cuidado do dono em confiar que Deus pode fazer uma obra abençoada na vida de um animal. Se oramos, por exemplo, para Deus proteger nossa casa de bandidos, para Deus cuidar de outras coisas que possuímos, por que não orar para que Deus cuide de um animal? Inclusive, a Bíblia é clara quanto ao cuidado de Deus com a criação: “Fazes crescer a relva para os animais e as plantas, para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão…” (Salmos 104:14). Se Deus tem esse cuidado com a criação, não vejo porque o homem não deva tê-lo, confiando ao Criador a ajuda necessária para esse cuidado através da oração.

Share on Google Plus

Sobre David Primo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial