É verdade que Moisés e Zípora se divorciaram? Clique aqui e descubra!


Realmente existe uma discussão muito grande a cerca desta possibilidade tudo por causa deste versículos: “E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou e o quis matar. Então Zípora tomou uma pedra aguda, circuncidou o prepúcio de seu filho, o lançou a seus pés e disse. Certamente me és um esposo sanguinário. e desviou-se dele. Então ela disse. Esposo sanguinário, por causa da circuncisão”. (Êxodo 4.24-26).

Este relato descrito no livro de Êxodo nos trás uma revelação tremenda, pois ele foi decisivo na vida de Moisés e Zípora, a esposa do libertador dos escravos ficou tremendamente assustada ao saber que seu filho seria circuncidado. Com medo da criança morrer (medo natural de mãe) ela mesmo circuncidou o menino. 

Depois deste episódio,Moisés mandou-a de volta para a casa de Jetro e Zípora só aparece novamente nas escrituras quando o povo é tirado do Egito e Moisés passa novamente por Midiã e ali encontra-se com o sogro. “Ora, Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as cousas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo. Como o Senhor tinha tirado a Israel do Egito. E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara

"Veio Jetro, sogro de Moisés, com os filhos e a mulher deste, a Moisés no deserto onde ele se achava acampado, junto ao monte de Deus, e mandou dizer a Moisés. Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com a tua mulher e seus dois filhos”. (Êxodo 18.1-6).

Estes versículos tem sido muito usado para afirmar que Moises devolveu a esposa pra o sogro e casou com outra mulher. Este tipo de interpretação tem sido usando por muitos ‘espertalhões’ para justificar seus divórcios infundados usando as escrituras, mas, no meu entendimento não é bem assim.
O problema com a ‘cusita’

Os defensores da tese do divórcio de Moises afirma que após devolver a esposa para o sogro ele havia casado com uma cusita, ou seja, uma etíope enquanto que Zípora era Midianita, causando a revolta de sua irmã Miriã e Aarão “E falaram Miriã e Aarão contra Moisés, por causa da mulher cusita que tomara, porquanto tinha tomado a mulher cusita”. (Números 12.1).
Esta tese cai por Teerã em Habacuque 3:7, onde o profeta cita como sinônimos ‘Cusã’ e ‘Mediã’. Portanto Cusã deve ser uma designação arcaica para Midiã, local onde Zípora nasceu. 

Moisés ficou viúvo e casou novamente?

Alguns afirmam que Moisés ficou viúvo e casou novamente com a tal ‘cusita’ que Miriã e Aarão reprovaram, contudo, a bíblia não afirma isso. Eu fico pensando comigo, será que o autor do Pentateuco não dedicaria ao menos uma frase dele informando sobre a morte da sua esposa? Acho muito pouco provável que isso tenha ocorrido.

Vida pessoal de Moisés

Não creio que Deus usaria como prioridade dos primeiros livros sagrados a vida pessoal do autor do Livro. O propósito das escrituras sagradas era mostrar o trabalhar de Deus no meio do seu povo. O Senhor não esta preocupado em expor a vida intima de seus amados. Exatamente por questionar sobre a vida pessoal de Moisés Miriã e Arão, em especial Miriã, ficou leprosa. 

Sinceramente eu fico muito chateado quando vejo um pregador ou professor usa o sagrado momento da ministração da Palavra de Deus para fazer acusações  e insinuações levianas a respeito grandes homens e mulheres de Deus sem que a própria escritura fale claramente a este respeito. 

A preocupação de muita gente com a vida pessoal alheia tem impedido muitos de desfrutarem das benção de Deus olhando para as coisas que realmente importa. 

Em Cristo

Melqui Ferreira  www.melqui.net
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial